
O Ouro 18 k tem em sua composição 75% de Ouro puro e 25% de uma liga de outros metais para dar uma maior rigidez ao ouro , entenda melhor os quilates do ouro .
São estes 25% de outros metais presentes na liga do ouro 18k, que são resposáveis pela cor do ouro. De acordo com o metal utilizado na liga o Ouro terá uma cor diferente, mas terá o mesmo teor de Ouro Puro.
Aqui no Senhor das Alianças, trabalhamos com Ouro Amarelo, Ouro Branco e Ouro Rose, e independente da cor as alianças tem a mesma quantidade de Ouro puro e portanto a mesma qualidade, pois o que muda é apenas o material da composição da liga do Ouro que é o responsável pela cor da Joia.
Ouro branco é uma liga composta por ouro e outros metais brancos, como prata, paládio ou níquel.
Também pode ser composta por ouro e ródio, de modo a criar um maior brilho. Estes dois metais podem também ser encontrados naturalmente ligados.
Desenvolvido originalmente para ser uma alternativa à platina, o ouro branco conquistou seu espaço próprio na joalheria.
O ouro puro (24 quilates) é dúctil demais para ser utilizado em joalheria. Assim, diferentes ligas são compostas para conferir as propriedades mecânicas desejadas. Além disso, os metais adicionados na liga podem alterar a cor original. Adicionando-se cobre ao ouro, obtém-se uma coloração avermelhada; as ligas de ouro com prata, paládio e níquel tornam-se esbranquiçadas - o ouro branco.
Como a cor da maioria destas ligas é de um amarelo-acinzentado, o ouro branco geralmente recebe um tratamento de galvanização, usualmente chamado "banho de ródio", para dar ao objeto uma cor mais clara. Pela própria natureza do processo, existe um desgaste da galvanização, provenientes de fatores químicos (perfume, suor e outras substâncias que possam reagir com o objeto), exigindo repetição do processo de forma cíclica.